Mais um site divulga o blog "Agricultura na Cidade" como indicação. É o site "Orbitas - projetos inspiradores". Nós agradecemos o apoio e compartilhamos de idéias novas com atitudes conscientes.
Segue o Link:
Da planta avisto a janela... pois cultivar no quintal é processo de inversão! É querer estar fora pra olhar pra dentro. É ter na casa um abrigo e ter no mundo a sua casa.



É possível ver vídeos da campanha no you tube:
Segundo o último censo agropecuário, a agricultura familiar, com apenas 24,3% da área agrícola, é responsável por: 87% da produção nacional de mandioca; 70% da produção de feijão; 46% do milho; 38% do café; 34% do arroz; 21% do trigo. A menor participação da agricultura familiar foi na produção da soja (16%). Logo ela, a produção responável pelo desmatamento da amazônia, com o principal objetivo de alimentar o gado que posteriormente será encontrado nos pratos de muitos brasileiros. Mas voltando à agricultura familiar, ela é a grande responsável por 80% da nossa agricultura orgânica e ainda tem força econômica, sendo responsável por 10% do PIB nacional. Vale lembrar que tudo isso com menos terra e menos recursos públicos, que estão na sua maior parte concentrados nas mãos dos grandes empreendimentos do agronegócio. O que não se entende é a importância da "arte de se fazer comida", atropelada por interesses ambiciosos. Mas nós, brasileiros, ainda temos resquícios desta cultura do "saber fazer" graças à influência de índios, negros, italianos, japoneses etc, como já comentamos há algum tempo aqui no blog. Não podemos desperdiçar isto. Precisamos de políticas públicas sim, mas nós como cidadãos devemos além de clamar por elas, fazer a nossa parte atentos ao que consumimos. Seja em nossos pratos, guarda-roupas ou até mesmo em informações.
Uma homenagem ao dia Mundial do Vegetarianismo (01/04) e o dia Mundial do Animal (04/10). Lembrando que de 1 a 7 de outubro de 2009 se comemora a Semana Vegetariana Mundial. A Semana Vegetariana são sete dias, dedicados à promoção e divulgação do vegetarianismo, enquanto estilo mais saudável, ético e ecológico. Para mais informações acessem: http://www.semanavegetariana.com/
Na natureza a decomposição da matéria orgânica ocorre de maneira natural. Os restos de animais e vegetais são transformados, pela ação de microorganismos existentes no solo, em elementos utilizados na nutrição das plantas e na melhoria das condições físicas e biológicas do solo. Hoje, 57% do lixo produzido na cidade de São Paulo é formado por restos de comida, ou seja, matéria orgânica. Uma maneira de diminuir este volume de lixo seria a sua compostagem. A compostagem é a técnica para se obter mais rapidamente e em melhores condições a decomposição biológica da matéria orgânica, copiando o que ocorre naturalmente nas florestas, formando o composto orgânico ou húmus. O composto é uma fonte de nutrientes e de matéria orgânica estabilizada para ser usado em solos de jardins e hortas, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo. A compostagem poderia ser feita em usinas, para escala maior, ou nas próprias casas, o que é denominado compostagem doméstica. Com a prática da compostagem doméstica, a quantidade de lixo gerado é reduzida, diminuindo assim o lixo a ser recolhido pelos coletores e aumentando o tempo de vida útil dos aterros.
"Agricultura na cidade é atitude, o resto é conversa" foi o título dado à um pequeno texto publicado no site da MTV, na seção sobre sustentabilidade na prática. Junto com o texto, está também publicado no site uma parte do vídeo que relata a vivência feita na JambroHouse em parceria com a EcoBrooklin. Para quem quiser conferir, o link é:
No dia 21/06/09, domingo que marcou o solstício de inverno no hemisfério sul, EcoBrooklin e JambroHouse se uniram pra fazer a coisa acontecer e deram nova cara à casa que agora possui uma horta caseira e sua composteira de pneus. Muita alegria, atitude e interação com a vizinhança marcaram esta data.

Exemplo de hortas caseiras utilizando materiais reaproveitados.
Na superfície da terra exatamente agora há guerra e violência e tudo parece negro. Mas simultaneamente, algo silencioso, calmo e oculto, está acontecendo e certas pessoas estão sendo chamadas por uma luz mais elevada. Uma revolução silenciosa está se instalando de dentro para fora. De baixo para cima. É uma operação global. Uma conspiração espiritual. Há células dessa operação em cada nação do planeta. Vocês não vão nos assistir na TV. Nem ler sobre nós nos jornais. Nem ouvir nossas palavras nos rádios. Não buscamos a gloria. Não usamos uniformes. Nós chegamos em diversas formas e tamanhos diferentes. Temos costumes e cores diferentes. A maioria trabalha anonimamente. Silenciosamente trabalhamos fora de cena. Em cada cultura do mundo. Nas grandes e pequenas cidades, em suas montanhas e vales, nas fazendas, vilas, tribos e ilhas remotas. Você talvez cruze conosco nas ruas, e nem percebe... Seguimos disfarçados. Ficamos atrás da cena. E não nos importamos quem ganha os louros do resultado, e sim, que se realize o trabalho. De vez em quando nos encontramos pelas ruas. Trocamos olhares de reconhecimento e seguimos nosso caminho. Durante o dia muitos se disfarçam em seus empregos normais. Mas á noite, por trás de nossas aparências, o verdadeiro trabalho se inicia. Alguns nos chamam do Exercito da Consciência. Lentamente estamos construindo um novo mundo. Com o poder de nossos corações e mentes. Seguimos com alegria e paixão. Nossas ordens nos chegam da Inteligência Espiritual e Central . Estamos jogando bombas suaves de amor sem que ninguém note; poemas, abraços, musicas, fotos, filmes, palavras carinhosas, meditações e preces, danças, ativismo social, sites. blogs, atos de bondade... Expressamos-nos de uma forma única e pessoal. Com nossos talentos e dons. Sendo a mudança que queremos ver no mundo. Essa é a força que move nossos corações. Sabemos que essa é a única forma de conseguir realizar a transformação. Sabemos que no silencio e humildade, temos o poder de todos os oceanos juntos. Nosso trabalho é lento e meticuloso. Como na formação das montanhas. O amor será a religião do século 21. Sem pré-requisitos de grau de educação. Sem requisitar um conhecimento excepcional para sua compreensão. Porque nasce da inteligência do coração. Escondida pela eternidade, no pulso evolucionário de todo ser humano. Seja a mudança que quer ver acontecer no mundo.. Ninguém pode fazer esse trabalho por você. Nós estamos recrutando. Talvez você se junte a nós. Ou talvez já tenha se unido. Todos são bem bem-vindos. A porta está aberta.
A espiral de ervas é muito útil para se otimizar espaços, além de serem muito bonitas. Plante as diferentes ervas, usadas para cura, temperos ou chás, considerando as necessidades de cada uma. O topo da espiral tende a ser mais seco e a base mais úmida. Mas pode-se plantar também hortaliças nestas espirais. Esta, feita de tijolos, foi construída na escola Tick&Titos na Vila Mariana em São Paulo.