ANO NOVO, BROTO NOVO!

Mais um ano que brota em nossas vidas! E para comemorar, reservei um material interessante sobre brotos. Com certeza esta idéia pode brotar uma nova consciência no campo da saúde e da agroecologia!


Um broto é uma parte visível de uma planta em estágio inicial de desenvolvimento. De crescimento fácil e rápido, cada broto surge de uma semente, geralmente, de três a sete dias após o estímulo para a germinação. Embora muitas pessoas nem imaginem a utilização de brotos para fins culinários, os brotos começaram a ser utilizados na cozinha há mais de cinco mil anos, quando foram incorporados à cultura oriental. Leves e fáceis de preparar, por estarem em fase de germinação, os brotos apresentam altas doses de proteínas, vitaminas (A, B, C, D e E) e sais minerais (cálcio, iodo, ferro, fósforo e magnésio). Também chamados de alimentos vivos, os brotos propiciam fácil digestãoe podem ser utilizados em refeições rápidas como sanduíches naturais, saladas e até sucos, por todas as pessoas, principalmente para quem pratica atividades físicas intensas, substituindo a carne. Além disto, são livres de produtos químicos como fertilizantes, defensivos agrícolas, dentre outros. Outros benefícios residem no fato de que os brotos ajudam a combater o estresse e a baixa quantidade de calorias é um excelente estímulo para quem quer perder peso. Brotos possuem alta concentração de clorofila. Além de possuir energia vital, como afirmam os naturalistas, a clorofila traz importantes benefícios para a saúde: melhora a circulação sanguínea, ajuda a eliminação de toxinas no sangue, fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento do intestino e dos pulmões e auxilia no equilíbrio do metabolismo. também desintoxica o organismo e promove renovação das células, o que permite que a pele fique lisa e luminosa.


Na próxima postagem, mais informações sobre utilização brotos na cozinha!

3 comentários:

  1. muitissimo obrigado e parabens pela materia,cultivar meus proprios brotos alem de bastante saudavel e economico é muito educativo onde tem crianças interagindo no cultivo

    ResponderExcluir
  2. Legal Nelson!!! Com certeza se as crianças criarem este hábito desde cedo, elas terão uma saudável vida alimentar.
    Há Braços Fraternos!
    Rodrigo Caccere

    ResponderExcluir