CULTIVO DE BROTOS: RÁPIDO E FÁCIL

Um ponto positivo no cultivo de brotos, principalmente em meios urbanos, é que produzí-los requer pouco espaço. Além disto tal cultivo requer baixo investimento, tecnologias simples e o produto final é obtido rapidamente. O alto rendimento é outro aspecto vantajoso, pois 1 kg de sementes pode produzir até 10 kg de brotos, claro que dependendo da espécie. O cultivo pode ser feito em qualquer época do ano. Em épocas quentes a germinação é acelerada, mas por outro lado, há um aumento na necessidade de água. Há duas maneiras muito simples de cultivar brotos: na água e na terra, sendo que nesta última o crescimento é mais demorado. Vamos detalhar um pouco cada uma delas.
Para cultivar seu broto na água use uma travessa de vidro ou de plástico, de preferência larga e não profunda, que permita que o ambiente se mantenha bem aerado. Coloque três colheres de sopa das sementes e deixe-as de molho em água mineral por uma noite (cerca de 12 horas). Cubra o recipiente com um guardanapo de trama fina (filó ou gase). Pode-se usar um elástico para prender melhor a cobertura. A temperatura ideal é de 25 a 30°C. Na manhã seguinte escorra a água, lave as sementes e escorra novamente. O ideal é lavar as sementes duas vezes ao dia, para retirar os resíduos do próprio grão. Normalmente a presença da água e o processo de embebição dão início à germinação e esta se torna visível para nós quando uma pontinha branca rompe a casca do grão. Em dias quentes isto acontece em 48 horas, em média. Ao aparecerem as primeiras folhas, os brotos já estão prontos para serem consumidos.
Para o cultivo de brotos na terra, encha pequenos recipientes com o substrato (terra). Utilize de preferência uma terra de boa qualidade, rica em nutrientes e sem substâncias nocivas, como metal pesado. Coloque as sementes na superfície e depois envolva-as com a terra. Deixe o recipiente em local escuro, para dar a impressão de que as sementes. Mantenha o local úmido e, em cerca de uma semana, será possível consumir os brotos!
Os tipos de brotos comumente consumidos são: broto de bambu, de feijão, de alfafa, de girassol, de trigo (no suco verde) etc.
AGORA FICOU FÁCIL!!
CULTIVE SEU BROTO E DÊ VIDA À SUA ALIMENTAÇÃO!!!

3 comentários:

  1. Fácil de cultivar.
    Teriam um projeto caseiro de construção de germinário?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Sou Jean-Pierre
    Gostaria saber onde posso comprar sementes organicos em quantidade para fazer brotos/micro verdes

    ResponderExcluir