Eu cultivo meus legumes de maneira semi-selvagem

Texto extraído do livro “A Revolução de uma Palha” de Masanobu Fukuoka.
“Eu cultivo os meus legumes de maneira semi-selvagem, utilizando um terreno vago, ribanceira ou terra inculta não vedada. A minha concepção é lançar, simplesmente as sementes à terra e deixar que os legumes crescam com as ervas daninhas. Faço crescer os meus legumes na encosta da montanha, nos espaços livres entre os citrinos.
O ponto importante é saber qual o momento certo para cultivar. Para os legumes primaveris, o momento certo é quando as ervas daninhas de Inverno começam a morrer e imediatemente antes da germinação das ervas daninhas da Primavera. No Outono, a sementeira deve fazer-se quando as ervas de Verão murcham e as ervas daninhas de Inverno não apereceram ainda.
O melhor é esperar por uma chuva que tenha hipótese de durar vários dias. Ceifa-se a cobertura de ervas daninhas e espalham-se as sementes dos legumes. Não é necessário recobri-las de terra; as ervas daninhas que tivermos cortado são simplesmente espalhadas sobre as sementes, para desenpenharem a função de cobertura e esconderem-nas dos pássaros e das galinhas até comecarem a germinar. Habitualmente, as ervas daninhas devem ser cortadas duas ou trêz vezes para se dar algum espaço aos rebentos de legumes, mas por vezes um único corte é suficiente.
Nos sitios onde as ervas daninhas e o trevo não são espessos demais, as sementes podem ser simplesmente lançadas à terra. As galinhas comerão algumas, mas muitas germinarão, Se semarmos em linha ou em rego, há possibilidades de os coleópteros e outros tipos de insectos devorarem um bom número de sementes, porque caminham em linha reta…
Os legumes que crescem desta maneira são mais fortes do que a maioria das pessoas pensa. Se nascerem antes da ervas daninhas, não serão de seguida cobertos por elas. Há alguns legumes, tais como os espinafres e as cenouras, que não germinam com facilidade. Demolhar as sementes durante um dia ou dias e então envolvê-las em bolinhas de barro deverá resolver o problema.
Se forem semeados de forma mais concentrada, o rabanete japonês, o nabo e outros legumes verdes e folhosos de Outono serão suficientemente fortes para competir vitoriosamente com as ervas daninhas de Inverno e do inicio da Primavera. Um certo número destes legumes não são colhidos e reproduzem-se sozinhos anos após anos. Têm um perfume único e constituem um alimento muito interessante.
(…) Inicialemente, os tomates e beringelas não são suficientemente resistentes para entrar em competição com as ervas daninhas, de modo que devem primeiro semear-se em canteiro para germinarem, e serem de seguida transplantados. Em vez de se porem em estacas, devem deixar-se os tomateiros espalharem-se sobre a terra. Os nós da haste principal acabam por ganhar raiz e originarem novos rebentos que darão frutos.
Quanto aos pepinos, a variedade rastejante é a melhor. Deve cuidar-se dos pés jovens cortando ocasionalmente as ervas daninhas, mas depois disso os pés tornar-se-ão resistentes. Disponha bambu ou ramos de árvores e os pepinos enrolar-se-ão neles. Os ramos sustêm os frutos mesmo acima do solo de talmodo que eles não apodrecem. Este método para fazer crescer os pepinos funciona também com os melões e as abóboras.
(…) O objetivo principal desta cultura de legumes semi-selvagens é cultivar o mais naturalmente possível numa terra que de outro modo seria deixada inculta. Se forem misturados diversos tipos de ervas e de legumes, e eles crescerem por entre a vegetação natural, os estragos causados pelos insetos e as doenças serão minímos e não será necessário fazer pulverizações nem apanhar os insectos à mão.
Podemos cultivar legumes em qualquer lugar onde o crescimento das ervas daninhas for variado e forte."
Texto publicado por Ricardo Semealuz
em Permacultura Social Brasileira

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito bom o seu blog! Eu apoio a iniciativa! Também tento cultivar algumas coisas mais básicas em casa, tipo ervas, tomates e recentemente espinafre.hehe

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Muito legal! as flores das ervas são lindas e muita gente ainda só vê as rosas...

    Adorei a iniciativa, acredito na produção de alimentos por todas as pessoas tb, utilizando espaços particulares e públicos...vamos divulgando essa idéia.

    muita luz no caminho

    ResponderExcluir