COMPOSTAGEM: O QUE É E PORQUE FAZER

Na natureza a decomposição da matéria orgânica ocorre de maneira natural. Os restos de animais e vegetais são transformados, pela ação de microorganismos existentes no solo, em elementos utilizados na nutrição das plantas e na melhoria das condições físicas e biológicas do solo. Hoje, 57% do lixo produzido na cidade de São Paulo é formado por restos de comida, ou seja, matéria orgânica. Uma maneira de diminuir este volume de lixo seria a sua compostagem. A compostagem é a técnica para se obter mais rapidamente e em melhores condições a decomposição biológica da matéria orgânica, copiando o que ocorre naturalmente nas florestas, formando o composto orgânico ou húmus. O composto é uma fonte de nutrientes e de matéria orgânica estabilizada para ser usado em solos de jardins e hortas, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo. A compostagem poderia ser feita em usinas, para escala maior, ou nas próprias casas, o que é denominado compostagem doméstica. Com a prática da compostagem doméstica, a quantidade de lixo gerado é reduzida, diminuindo assim o lixo a ser recolhido pelos coletores e aumentando o tempo de vida útil dos aterros.

9 comentários:

  1. a compostagem e muito ruim vamos acabar com isso

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiro Anônimo...
    A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. Proporciona mais vida ao solo, que apresenta produção por mais tempo e com mais qualidade (Coelho, 2008).
    Trata-se de um processo de estabilização de matérias orgânicas controlado pelo homem que deve ser amplamente estimulado, pois o uso de compostos orgânicos na produção agrícola contribui substancialmente para o enriquecimento do solo, conforme dito acima. Desta forma, a compostagem é a melhor alternativa na gestão e transformação dos resíduos orgânicos em
    produto de maior valor agregado e ambientalmente mais adequado(Kumiya et. al, 2009).
    Segundo Berton & Valadares (1991) "a reciclagem do lixo urbano é uma das melhores formas de se evitar o acúmulo desse material em lixões ou aterros sanitários, que além de ocupar uma área que poderia ser utilizada para fins mais nobre, pode oferecer riscos a saúde humana através da contaminação das águas subterrâneas e da proliferação de animais e insetos vetores de doenças".
    Na comunidade da Vila Santo Antônio, localizada no município de Campos do Jordão, estado de São Paulo, a instalação de composteiras caseiras reduziu, após o período de 12 meses, 380 Kg (55%) na quantidade média de resíduos sólidos gerada diariamente e de 282 Kg (83%) na parcela orgânica, com relação à análise inicial, anterior à instalação das composteiras. Para Lamanna & Günther (2008)a compostagem caseira
    é uma prática a ser incentivada pelas municipalidades como instrumento de minimização de resíduos domiciliares e mobilização social.

    Referências Bibliográficas:
    - Berton, R. S. & Valadares, J. M. A.S. Potencial agrícola do composto de lixo urbano no Estado de Sao Paulo. O Agronomico;43(2/3):87-93, 1991. Ilus.
    - Coelho, F. C. Composto Orgânico. Manual técnico (03) puplicado pelo Programa Rio Rural, 10f., Niteói, 2008
    - Kumiya, S. Q.; Venceslau, E. A.; Silva, F.; Trindade, A. V., Araújo, L. & Ledo, C. Estruturação da Unidade de Compostagem e Produção de Composto Orgânico no Projeto Volta à Terra/PVT. Cadernos de Agroecologia, v. 4, n. 2, 2009.
    - Lamanna, S. R. & Günther, W. M. R. Compostagem caseira como instrumento de minimização de resíduos e de mobilização social: experiência na vila Santo Antônio, campos do Jordão, SP, Brasil. Revista AIDIS, Vol. 1, No. 4, 2008.

    ResponderExcluir
  3. compostagem e muito bom demos que comtinuar com isso para a melhoria da nossa cidade

    ResponderExcluir
  4. a compostagem é ÓTIMA, VAMOS PRATICAR!!!!!ASS:ISABELLA, 08 anos, fazendo PESQUISA ESCOLAR.

    ResponderExcluir
  5. pelo visto a compostagem vai ajudar bastante

    ResponderExcluir
  6. MUITO LEGAAL ESSE SITE...
    A-M-E-I !!! PARABÉNS,,CONTINUEN ASSIM OK? BJUS TCHAU'

    ResponderExcluir
  7. kkkkkk isso mesm isabella temos que estudar e esse site e muito legal bjs babay- tchau
    <3 <3<3<3<3

    ResponderExcluir
  8. Existe alguma maneira de fazer compostagem em casa?

    ResponderExcluir