Urban Homestead - Alta eficiência em pequenos espaços


Seguindo na linha das fazendas urbanas, um bom exemplo deste tipo de prática é o vivido pela família Dervaes. O projeto chama-se Urban Homestead (Sítio Urbano) e localiza-se em Pasadena, nos EUA. Jules e os filhos Justin, Anais e Jordane são sitiantes urbanos que têm tornado sua residência cada vez mais independente. Cultivam verduras, legumes e frutas em pequenos espaços urbanos, além de criarem abelhas, galinhas e coelhos. Também alimentam fermentos naturais e assam os próprios pães. De acordo com Jules, conforme publicado em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, "comida cultivada em casa é muito superior em sabor e nutrientes do que a que vem do supermercado. Além disto, não é mais saudável só para você, mas também para o ambiente". 
Nesses tempos de reflexão sobre o espaço urbano e discussões acerca do Plano Diretor das principais cidades do Brasil, como acontece em São Paulo, projetos como este têm que ser considerados. E não há receitas e protocolos a serem seguidos. De acordo com Jules, transportar o modelo de grandes fazendas para um espaço reduzido custou muito trabalho físico e mental, sendo o atual sucesso do projeto o resultado de tentativas e erros.
Para mais informações sobre o projeto da família Dervaes, acesse a reportagem publicada no caderno "Paladar" do jornal O Estado de São Paulo:
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos-paladar,occupy-seu-quintal,4717,0.htm
Assista também um breve documentário do projeto vivenciado na Urban Homestead:

Nenhum comentário:

Postar um comentário